quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Fundo de quintal

Aaaah quem não ama um bom fundo de quintal, úmido e em sem uso.
Se você definitivamente não vai usar o quintal, ele é minúsculo e você precisa resolver isso urgente aqui tem umas dicas. Mas se você quer fazer uma mega produção no seu fundo de quinta mova para a próxima rodada.
Como eu tenho a mania de fazer parecer, é simples. Crie uma composição com muitas plantas, cuide se é sombra ou sol, coloque um deck ou piso e um conjunto de estar ou jantar baratex, prooonto.
94bb2492a9f164de4d98709a79541ec2
#FUNDO DE QUINTAL #MATO #WELCOME TO THE JUNGLE
Esse efeito de “mato”, usando plantas relativamente nobres além de reduzir absurdamente o calor, atrair pássaros e borboletas resolvem bem o fundo do fundo de quintal.  Geralmente tem 5 camadas importantes para criar uma composição bonita
  1. Crie uma camada de plantas altas no fundos e paredes: podocarpos, arvores, bambus, taquaras, murtas, etc.
  2. Uma segunda camada de plantas arbustivas como buxos, pitosporos, azaleias, gardénias, etc.
  3. Espalhe, sempre triangulando, algumas plantas mais exóticas e chamativas, completamente diferente do resto, tipo dracenas.
  4. No chão nas áreas onde não há plantas use dianelas variegadas, ou verdes, que resistem sol e sombra. Se for bem sombra, neomárica cândida, resolve bem.
  5. Bem em baixo, inclusive em baixo dos arbustos, gramas pretas altas e  e anãs. Se você não tiver sol nenhum, use grama preta anã no lugar da grama e coloque mini-lírio por cima
8e41a2828a9361c475a8016787464a47
Para uma versão um pouco mais organizada e ensolarada você pode usar limitador de grama sem borda para delimitar os canteiros no chão. Procure fazer curvas longa, e se possível nem fazer curvas.
Estas floreiras de madeira que aparecem ali são um pouco complicadas de fazer se você quiser floreiras mesmo. Se você faz questão que o fundo da floreira seja no solo o ideal é construir uma parede de pedras, aquelas bem grandes e revestir de madeira para compor com o resto.
Caso você não faça questão, ou não disponha de solo pode fazer só as caixas de madeiras e colocar as plantas em floreiras de plástico, só meça as floreiras e faça a caixa para elas, nunca o contrário.
708a0f83be462bd96adeb367e6445825
Se você não quer um “mato”é sempre possível usar umas peças de solário,  pedra, ou um piso para exteriores. Só tome um cuidado, para largar a pedra direto no chão ela precisa ser bem grossa (3 a 5 cm) e ficar bem assentada, o ideal é uma camada de areia fina por baixo.
O ideal mesmo é fazer uma camada de areai fina e assentar com massa mesmo, daí fica bem firme e dura bastante. Se tiver sol, use grama esmeralda, pois é mais delicada.
Eu particularmente não gosto muito das plantas que exigem muita poda como esses ficus e buxos. Prefiro usar plantas que como pequenas arvores frutíferas de enxerto, jabuticabeiras e pitangueiras e até palmeiras pequenas como a Phoenix Robelinni, ou Dracenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário